Encontrado em peixes de água fria, óleo de canola, nozes, linhaça, entre outros alimentos. O ômega-3 é um ácido graxo poliinsaturado cuja insaturação se encontra no terceiro carbono. São considerados essenciais por não serem produzidos pelo organismo, tendo assim que serem obtidos na alimentação.
(gramas de ômega-3 em 100 gramas de peixe) |
Existem duas formas dessa gordura, as de cadeia longa, que são mais importantes e eficazes, localizadas em animais. E as de cadeia curta, encontradas em vegetais, que possuem menor eficácia por terem de ser transformadas para sua utilização.
Esse ácido graxo é de grande importância para o organismo. São diversas as suas benéficas funções, nós ajudando em diferentes locais. Algumas delas serão tratadas abaixo:
-Reduz a absorção de gordura saturada (LDL) e aumenta a quantidade de HDL, a gordura boa, responsável por reduzir o excesso de colesterol nas paredes arteriais evitando a sua obstrução. Que levaria a uma insuficiência cardíaca por incapacidade do coração de bombear o sangue. É bom lembrar que esse benefício não se adequa ao peixe frito, este causa o efeito contrário, aumentando-se os níveis de LDL.
-Evita o ganho de peso por proporcionar maior saciedade, pois não faz com que o corpo libere a proteína citocina, podendo interpretar diretamente o alimento.
-Ajuda no desenvolvimento cerebral fetal, conferindo a sua forma e função. E nas pessoas já formadas protegem suas membranas neuronais permitindo um raciocínio mais célere.
-Evita com que sejam degradadas as fibras musculares por permitir uma maior síntese de proteínas. Motivo pelo qual deve estar também na dieta dos mais velhos, por essa degradação ser muito comum com o envelhecimento.
-Possui propriedade anti-inflamatória o que ajuda na artrite reumatoide. Por essa doença causar inflamações, dor, limitação dos movimentos e fraqueza ao indivíduo. Assim o ômega-3 propicia um alívio nessas dores.
-Foi comprovado também, em recentes pesquisas, que esse ácido graxo juntamente com o folato combate a queda livre dos fios capilares, reduzindo em cerca de 42% o seu volume perdido.
-Ajuda prevenir a depressão, em pesquisar realizadas foram mostradas que pessoa com maior consumo de ômega-3 possuíam menor índice dessa doença. Estima-se a sua associação com a serotonina que esta ligada ao bem-estar.
O ômega-3 atua em distintas e diversas regiões do organismo, por isso é de grande importância a discursão sobre sua quantidade ideal. Para que o corpo consiga ter essas séries de benefícios prestadas por esse composto, muitos especulam que uma quantidade boa seria o consumo de peixe em pelo menos duas vezes por semana.
Por isso é que todos devem ingerir esse composto. Mesmo se não for pelo consumo de peixes ou de outros compostos ricos em ômega-3 pode ser por cápsulas com doses diárias. Garantindo-se assim os benefícios citados acima além de outros que não foram colocados.
Veja abaixo um vídeo mostrando, como o visto nesse post, a importância do ômega-3.
Bibliografia:
Revista saúde
http://www.corpoperfeito.com.br/ce/Omega_3http://veja.abril.com.br/blog/nutricao-homo-obesus/dietas/mitos-e-verdades-do-omega-3/
Ludmilla E. Rodrigues
0 comentários:
Postar um comentário