Cerveja e o futebol





Você vê algo de errado na foto acima?
Existe uma propaganda de cerveja ao fundo e já é considerado normal. A industria da cerveja usa o futebol e a imagem dos atletas para se promover. Da mesma forma que outras industrias fazem com outros tipos de alimentos, produtos são apresentados à população sempre de forma a associar saúde e bem estar a alimentos que podem ser perigosos se consumidos de forma errada.

Jogador de futebol (Ronaldo) fazendo propaganda de cerveja.

Se alguém for perguntado na rua qual é a primeira coisa que vem a cabeça quando lhe dizemos a palavra “futebol”, 7 entre 10 vão dizer cerveja. Sabe por que? Esse numero alto de respostas tem um principal motivo: influencia da mídia, colocando atletas incentivando o consumo de cerveja, essa é a questão. Isso porque se atletas consumirem esse alimento da forma como é apresentado, não alcançariam o máximo de sua forma e desempenho.

Há não muito tempo, as industrias de cervejas não tinham a obrigação de alertar os consumidores sobre o consumo excessivo, mas hoje em dia existe uma lei que obriga as propagandas que contem bebidas alcóolicas a terem os dizeres “Se beber não dirija” ou “Beba com moderação”. O segundo não é muito utilizado, já que incentiva justamente o oposto do que a propaganda quer.

Grãos de cevada.
O álcool possui várias propriedades, boas e ruins, é uma importante fonte de várias vitaminas do complexo B (principalmente ácido fólico, vitamina B6 e B12). Essa concentração de vitamina B12 faz com que muitos vegetarianos utilizem o levedo de cerveja como suplemento para alcançar as recomendações diárias de vitamina B12. e seu consumo exagerado pode ocasionar dependência, problemas no fígado e rins, câncer, má absorção de nutrientes pelo corpo, comprometer regiões do sistema nervoso dentre outros problemas. 


Propaganda de cerveja no futebol europeu.
Vários estudos foram efectuados para descobrir mais sobre os benefícios ou malefícios da cerveja. Concluiu-se que a cerveja de forma moderada pode trazer alguns benefícios ao organismo. Para quantidades iguais de água e cerveja ingeridas, o organismo excreta bastante mais quando se bebe cerveja. Por outro lado, serve para saciar a sede já que pelo facto de conter mais de 90% de água, a cerveja pode contribuir para as necessidades diárias de água do corpo humano, que são de 1,5 a 2,5 litros. Outros estudos revelam que pode ser benéfica para doentes com problemas coronários ou mesmo para pessoas propensas a terem cancro da mama ou do sistema digestivo. Além disso, a cerveja é rica em flavonóides provenientes do malte e do lúpulo (chalconas, flavononas e flavonóis). Alguns estudos verificaram que o consumo de 330ml de cerveja, em associação a uma dieta Mediterrânea (rica em peixes, azeite extra virgem, frutas e vegetais) pode ser benéfico na redução do LDL (“colesterol ruim) e triglicérides. 
Mesmo assim, os malefícios são maiores do que os beneficios.

Fica sempre a dica:
Consuma de forma consciente, respeitando as leis e o se corpo. Não cometa excessos, pois seu corpo pode não gostar muito.

Beba com moderação!
 
Para mais informações sobre o álcool e seus efeitos, existe um blog de Biobio que fala sobre os efeitos que o álcool causa no organismo, vou deixar o link abaixo.


Referências Bibliográficas:
http://www.vponline.com.br/blog/?p=50

Pedro de Lima Ramos

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário