Salgadinhos


Todos nós já fomos crianças e já assistimos canais infantis, curtimos uma tarde de desenhos regada a refrigerante e salgadinhos e nos deliciamos com o verdadeiro “sabor da infância”. O que não sabemos é que esse “sabor de infância” é incentivado de forma imperceptível para as crianças há muito tempo, e de forma tão bem feita que há mais de 20 anos existem essas propagandas e até hoje influenciam meninos e meninas de todas as idades.
Quantas gerações foram criadas com essas propagandas que influenciam? Salgadinhos de milho que deveriam ser chamados de salgadinhos de sódio, gordura e conservantes. Embalagens que chamam a atenção por uma apresentação com personagens infantis de desenhos da moda despertam um desejo múltiplo nas crianças, já que além da vontade de comer tal guloseima, existe a vontade de comprar e ter produtos relacionados aos seus personagens favoritos. Esse vídeo a seguir é uma propaganda do salgadinho Cheetos e relaciona o salgadinho às historias em quadrinhos.



Segue um vídeo de 1991, que passou no intervalo de um programa infantil da época e associa a imagem do salgadinho ao queijo.



Milho, bacon, cebola, churrasco, cebola e salsa, queijo nacho, requeijão e queijo tradicional. Todos nós sabemos que tais salgadinhos e seus diversos sabores chamativos estão longe de ter o sabor original de qualquer um desses produtos ou valor nutricional do queijo por exemplo (propaganda acima e sua comparação), tudo isso engana o paladar de nossas crianças.
Sem contar com os refrigerantes, que além de muito sódio, conservantes e corantes artificiais, tem açucares em nível elevado. Esses perigosos ingredientes podem causar hipertensão, diabetes, obesidade, dependência. Por esses e por outros alimentos o nível de obesidade infantil aumenta a cada ano.

Perigo maior é além de trocar alimentos saudáveis e necessários para o corpo por salgadinhos e refrigerantes, é continuar se alimentando dessa maneira após a fase adulta. Os efeitos podem ser prolongados e de forma mais intensa, já que anos se alimentando de forma pouco nutritiva e rica em gordura, sódio e outros “venenos” da atualidade a pessoa está mais propensa.


É normal comer um salgadinho de vez em quando, seja você adulto ou criança, mas não torne isso um hábito. Não se deixe levar por uma embalagem colorida ou com a personagem infantil da moda. Não deixe a personagem ser mais chamativo do que as informações nutricionais, já que atrás de todo personagem na embalagem tem uma tabela, e os fabricantes usam essa imagem para esconder os “venenos”.  Olhe a tabela nutricional e atente-se para os níveis de sódio, gorduras trans e totais. Evite refrigerantes, mas se não der, tome de forma moderada. 
Para que a sua saúde e a do seu filho sejam preservadas, frequente o nutricionista regularmente, assim você irá tirar as suas duvidas sobre tais alimentos, quando e quanto ingeri-los. A saúde é o nosso bem mais precioso, vamos cuidar de forma consciente desde cedo.

Bibliografia: http://www.pepsico.pt/index.php?s=produtos/cheetos/producto/cheetos-mega/#

Pedro de Lima Ramos

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

Natália disse...

Realmente, ainda precisamos mudar muito nossos hábitos alimentares, que cada vez mais estão arraigados de comidas pouco nutritivas e encharcadas de gordura e sódio. Adoro salgadinhos e besteirinhas, mas raramente como justamente pelo seu perigo à saúde. Ótimo post, parabéns! ;*

Postar um comentário