Uma reflexão da low fat


Se alguém pode afirmar algo sobre a aptidão, seria que uma dieta de baixa incidência gordura é a formasaudável para não contrair certas doenças graves, correto? Bom, pelo menos conhece-se que a melhor intervenção alimentar para baixar o colesterol é promover umadieta baixa em gorduras, principalmente em gorduras saturadas: as malvadas. Ou talvez tenha sido essa a idéia que se tem tentado vender.

A dieta com restrição ou baixa ingestão de gordura de origem animal teve grande destaque e tornou-se conhecida no final da década de 80 e início de 90. Consiste na diminuição da ingestão da carne, e outros produtos de origem animal como manteiga, queijo e até o leite. E nasceua partir da descoberta do grande vilão do coração e artérias – o colesterol.

Apontada pelo National Cholesterol Education Program (Programa de Educação Nacional deColesterol), tal dieta não chega ser tão deficiente em gorduras, porque se aconselhava a ingestão de 30% das calorias na forma delas. Uma das proposições, por exemplo, seria a de que uma dieta de baixo teor calórico, baseada em arroz e feijão, promovesse uma maior perda de peso do que uma dieta isocalórica com maior teor de gordura. Contudo, investigações contradizem a crença de que as dietas desprovidas de gorduras seriam as melhores.

No ano de 2000, um respeitado grupo internacional de cientistas chamado de Cochrane Collaboration administrou uma "meta-análise" da literatura científica sobre o tema das dietas que diminuem o colesterol. Após aplicarem severos critérios de triagem, o grupo analisou 27 estudos envolvendo mais de 18.000 participantes. Ainda que os autores concluíssem que o corte da gordura dietética pudesse colaborar na diminuição da doença de coração, seus dados publicados realmente mostravam que as dietas baixas em gorduras saturadas não tinham qualquer efeito significante na mortalidade, ou mesmo nas mortes devido a ataques cardíacos.

Assim, é preciso controlar a quantidade de calorias e ter o prato sempre colorido, ou seja, respeitar a variedade dos grupos alimentares. Há um fator, ainda, que limita as dietas de restrição, que é a própria restrição! As gorduras animais não podem ser excluídas totalmente sem vir prejuízos para a saúde. A manutenção de determinados alimentos de origem animal na dieta pode ajudar no equilíbrio.

A low fat portanto é uma dieta que pode lograr êxito a longo prazo para a redução de peso. Não há fórmulas mágicas, sóuma espécie de reeducação. A perda de peso é gradativa, desde de que exercida juntamente com a prática de atividades físicas. Quanto a sua eficiência na diminuição de doenças, não existem evidências firmes publicadas para suportar a opinião generalizada de que as dietas pobres em gorduras reduzem de fato os níveis de colesterol no sangue, simplesmente não existe nenhum fundamento científico para que alimentos que contenham gorduras não possam ser incluídos numa dieta saudável.

http://www.umaoutravisao.com.br/artigos/colesterol/saturadaboa.html
http://www.menshealth.com/health/saturated-fat

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário