Mitos da nutrição


Quando o assunto é alimentação, revistas e sites de internet costumam publicar informações que não são verdadeiras, logo não devem ser levadas a sério. Entretanto, a maioria das pessoas acredita em tudo o que lê e com isso foram criados alguns mitos na nutrição e estamos aqui para desvendar alguns deles.
Top 5 dos mitos

Mito nº 5: É preciso beber dois litros de água por dia.
O que é realmente importante é que haja a reposição do líquido perdido durante o dia. A perda de água é algo natural e ocorre através da respiração, do suor e da excreção e a reposição é feita com a ingestão de alimentos e bebidas. Um bom indicativo para saber se a pessoa precisa de mais água é a urina, se estiver escura é preciso tomar mais água.

Mito nº 4: Ingerir porções extras de proteína é necessário para ganhar massa muscular.
Na prática de exercícios físicos há um gasto de proteínas, porém não há a necessidade de uma ingestão extra, pois a partir da alimentação é possível suprir esse gasto.

Mito nº 3: Comer depois das 18h engorda.
O que realmente importa nesse caso é o metabolismo e as atividades da pessoa. Durante a noite o metabolismo tende a ficar mais lento, logo não é recomendada a ingestão de alimentos de difícil metabolização nesse horário. Vale lembrar que para quem pratica exercícios físicos a alimentação deve ser diferenciada para que os resultados sejam satisfatórios.

Mito nº 2: Comer menos vezes ao dia emagrece.
O fato de comer menos vezes ao dia não emagrece, pois ao diminuir a quantidade de comida o corpo passa a fazer reservas de energia, esse é um mecanismo de defesa do corpo para a diminuição brusca de calorias ingeridas.

Mito nº 1: Comer carboidrato engorda.
O corpo humano usa o carboidrato como fonte de energia, logo o consumo moderado desse nutriente não engorda. As dietas que aparecem em muitas revistas cortam os carboidratos o que causa o emagrecimento em curto prazo por conta da perda de líquido porem em longo prazo causa grande cansaço.

Referencias bibliográficas


                                                                                                                 Priscilla Cirqueira Kury

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário