Alimentos no combate ao envelhecimento.

     Uma das grandes preocupações atuais é o envelhecimento, com o passar do tempo ele é inevitável, pois perdemos a nossa capacidade de regeneração celular. Mas existem fatores externos: o sol, a poluição, o fumo e outros, que o agravam. Como os raios UVA que conseguem atingir a camada mediana da pele (derme) e acabar com a elasticidade pela degradação das fibras de colágeno. Tendo como consequência o aparecimento 
das indesejáveis rugas.
      Outros grandes vilões, se produzidos em excesso, são os radicais livres. Formados durante a combustão do oxigênio, que por sua instabilidade podem se associar a moléculas com carga positiva e danificar células saudáveis do corpo.
      Entretanto, para a nossa felicidade, existem alimentos ricos em substâncias antioxidantes que podem retardar esses fatores maléficos. E esse post será voltado para informar quais são esses alimentos e os seus benefícios ao organismo.   
      As frutas morango e romã entram nessa lista por possuírem ácido elágico, substância que evita os efeitos causados pelos raios UVA, inibindo o rompimento das fibras colágenas.
     O brócolis contém sulforafano, responsável pela extinção de radicais livres. Mesmo possuindo
enzimas  para esse fim, elas não são capazes
de reparar todos os danos causados. Por isso é 
de grande valia a ajuda prestada por esse vegetal.    



       A laranja, o limão e a acerola possuem vitamina C, um grande colaborador para a produção de colágeno, responsável pela rigidez da epiderme. Atua também como antioxidante ótimo para os fumantes, pois combate os radicais livres desprendidos pelo cigarro.
        A ingestão desses alimentos colabora muito para tentar inibir os problemas causados pelos fatores externos e possuem também outras vantagens não citadas, por isso são muito recomendados.  Mas além deles existe uma forma de proteção contra os raios ultravioletas, o filtro solar.
    Este forma uma barreira na pele impedindo a absorção de raios UVA e UVB, precavendo contra o câncer e a degradação das fibras de colágeno. Por isso se a intenção for de prevenção do envelhecimento deve-se usá-lo todos os dias.





Referência bibliográficas:
Revista saúde
                                                                                                  LUDMILLA E. RODRIGUES

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário