A alimentação é a base para uma vida longa e saudável. Existem muitos alimentos que sabemos a importância em nosso organismo e as suas funções específicas. Mas possuem muitos outros que podemos até conhecer, porém não sabemos o tamanho de seu valor nutritivo para nós e suas diferentes vantagens. Sendo assim, esse post será voltado para mostrar os benefícios desconhecidos proporcionados por eles. E apresentar também alguns alimentos não muito conhecidos.
- Bacupari: fruta da região amazônica possui uma substância que elimina micro-organismos da cárie, sendo assim preventivo contra o seu aparecimento. Possui também potencial anticancerígeno, contra cinco tipos. A substância responsável por essas prevenções é a 7-epiclusianona, atuando tanto contra a cárie quanto contra o câncer.
Chá-verde: além dos benefícios já conhecidos como o de ajudar na digestão, acelerar o metabolismo e desintoxicar o corpo, foi conhecido outro. O de prevenção ao tumor de próstata por evitar mudanças no DNA celular. Mas deve se tomar cuidado com o seu exagero, quantidades elevadas podem causar efeitos maléficos ao organismo. Muitas das cápsulas comercializadas equivalem a dez xícaras, sendo a recomendação diária de apenas seis.
- Mangostão: fruta incomum no Brasil encontrada na Indonésia. Possui ação anti-inflamatória e antioxidante além de fortalecer o sistema imunológico.
- Pimenta: possuidora de capsaicina e piperina diminui o risco de diabetes por regular os níveis de insulina. Ajuda também no combate a depressão pela liberação de adrenalina e do câncer pelos bioflavonóides. Mas possui uma restrição aos hipertensos por dilatar os vasos sanguíneos.
- Pistache: por ter em seu componente gordura monoinsaturada é um ótimo redutor de problemas cardiovasculares, dilata os vasos sanguíneos e aumenta os níveis do bom colesterol.
- Azeitona: originária da oliveira possui eritrodiol, substância responsável por acabar com as células problemáticas causadoras do câncer de mama. Também a utilizavam para a cura de lesões.
- Gengibre: com implicação imunológica e analgésica é um grande remédio para o alívio de dores musculares, responsáveis por exageros durante a atividade física. O seu consumo pode reduzir as dores em cerca de 25%.
- Chá de maracujá: os poderes calmantes do maracujá já são bem conhecidos, essa fruta é fonte de vitaminas e minerais. O seu chá possui um efeito de aprimorar a condição do sono em até 5% por possuir benzoflavona.
Referências bibliográficas:
Revista saúde
Ludmilla E. Rodrigues
0 comentários:
Postar um comentário