A água, com sua conhecida fórmula molecular (H2O), é o líquido mais abundante na superfície terrestre e essencial para a vida. Mas não possui abundância apenas na superfície, possui também em nosso corpo, o compondo com aproximadamente 70%. Possuindo a seguinte destribuição: sangue - 83%; músculos - 73%; gordura - 25%; ossos - 22%. Tendo grande importância para a manutenção vital.
Ela é necessária em nosso organismo para que as reações enzimáticas ocorram, pois participa de todas. Não possuímos reserva de água e por isso devemos sempre recompô-la, ingerindo quantidades apropriadas diariamente, para assim garantir os seus benefícios. Que são diversos e neste post listarei alguns deles, além de listar também os mitos a respeito do nosso elemento vital.
Benefícios:
- A água não possui caloria alguma, podendo ser consumida tranquilamente, tendo um maior poder de hidratação do que outros líquidos. Por isso não se deve substituí-la por sucos ou refrigerantes, estes além de serem mais calóricos, possuem muito açúcar e outros componentes que causam danos ao organismo.
- Ajuda a emagrecer: pesquisas mostram que ao ingerirmos dois copos de água antes das refeições ficamos mais saciáveis, diminuindo assim a ingestão dos alimentos. Além disso, também auxilia na formação de enzimas, aumentando a velocidade de digestão.
- Diminui o inchaço: ao nós hidratarmos as paredes do intestino retêm água, melhorando o seu funcionamento. Levando a sobrecarga de sais minerais para fora do organismo, pela urina, e diminuindo a atividade renal.
- Previne a celulite: o líquido contribui também com a retirada de toxinas existentes no organismo, toxinas estas que causam a inflamação celular, prevenindo assim o aparecimento das indesejáveis celulites.
- Regulação térmica: a temperatura ideal para o bom funcionamento do corpo é em torno dos 37°C. Ao ocorrer um grande aumento da temperatura corpórea ocorre a transpiração, liberando se assim o calor excedente do organismo.
- As fibras alimentares possuem grande importância para a perda de peso, mas não atuam sozinhas. Sem água os seus benefícios não são aproveitáveis. Pois precisam de um líquido, para juntos formarem um gel que aumenta a saciedade e diminui o colesterol. Na falta do líquido a fibra entra e sai sem levar benefícios ao organismo, podendo até causar um congestionamento do trânsito intestinal.
Mito:
- Muitos dizem que não se pode tomar água durante as refeições, alegando ganho de peso ou outros problemas. Mas na realidade não é bem assim, podemos sim tomar o líquido durante as refeições, pois ele ajuda na digestão. O que não podemos é exagerar, grandes quantidades dele diluí o suco gástrico.
* A água é um dos elementos fundamentais para uma vida saudável, não podemos deixa-la fora de nossa alimentação. Por isso é de suma importante o consumo de no mínimo 2 litros diários, para garantirmos os benefícios citados ao nosso corpo.
Referências Bibliográficas
Revista Saúde
Ludmilla E. Rodrigues
0 comentários:
Postar um comentário