Não é de se assustar que os humanos estão ficando cada vez mais doentes. Tem-se constatado nos últimos anos certo aumento na parcela de alimentos altamente processados que são ingeridos. Esse tipo de consumo é uma das circunstâncias que facilita ou predispõe eventos de distúrbios na saúde, como problemas de comportamento e hiperativiade, causados por adoçantes artificiais; aumento da pressão arterial, conseqüência do excessivo consumo de sal, entre outros. É preciso saber os riscos e inconvenientes de diversos processos de industrialização de alimentos para realizar uma correta escolha do que ingerir. Quando na verdade a alimentação deveria prover ao organismo de nutrientes essenciais, deparamo-nos com o prejuízo de seu valor nutricional tendo os métodos atualmente empregados na indústria de alimentos como uns de seus principais vertentes. Uma ótima maneira, contudo, de acrescentar à dieta nutrientes necessários à boa saúde, como vitaminas, sais minerais, água, fibras e antioxidantes, pode ser alcançada com a ingestão de frutas.
Afinal, o que poderia ser melhor do que comer alimentos puros e naturais, evitando os processados e refinados, que trazem toxinas e venenos para dentro do seu corpo? Além de seu poder desintoxicante, estabelecendo uma das funções biológicas que a torna tão necessária, as frutas também favorecem o sistema imunológico, tornando-o mais resistente a infecções. Suas fibras estimulam o bom funcionamento do intestino, além de conter enzimas que ajudam o processo digestivo e a limpeza do intestino. Contribuem ainda no combate e prevenção do câncer, hipertensão arterial, doenças cardíacas, diabetes e obesidade. Tudo isso obtido aos efeitos estimulantes ao apetite, quase sempre doce e delicioso!
Não se pode contestar a importância das frutas na nossa dieta. Embora elas podem e devem ser inseridas em lanches a realizar nos intervalos das refeições, somente a ingestão de frutas não é significado de uma adequada alimentação. Seu valor calórico normalmente é baixo. Nem todas são ricas em fibras. E muitas frutas apresentam carências de macronutrientes como proteína e lipídeos. Assim, entende-se que não são indicadas como componentes exclusivos nas dietas. Estas últimas devem basear-se na diversidade e harmonia entre os alimentos. E várias das propriedades das frutas pouco são encontradas em outros tipos de alimentos, o que reforça a importância de se ingeri-las para um adequado desenvolvimento saudável.
E uma das formas mais comuns de seu consumo dá-se por meio dos sucos. Além de auxiliar na hidratação e manter as funções vitais do organismo, o suco de frutas propiciona a rápida absorção de vitaminas e minerais e pode ser realizado de maneira deliciosa e saudável. Sua ocorrente substituição por refrigerantes causam diversas complicações de saúde em longo prazo, como a elevação de triglicerídeos e açúcar no meio sanguíneo. Assim, suco de frutas é ótima opção e são diversos os benefícios desse diurético refrescante, que auxilia suprir o consumo de frutas a ser realizado diariamente, auxiliando no processo digestivo e podendo atuar até mesmo como expectorante, por exemplo, através suco de abacaxi, gengibre e hortelã que sugerimos no vídeo seguinte.
Referências Bibliográficas
Carlos Eduardo S. Martins
0 comentários:
Postar um comentário